Palestras, Cursos e Congressos



Advogada Melissa Telles e o psicólogo Emerson Belo participam da Semana Acadêmica do Curso de Direito da FEEVALE.





_________________________________________________________________________


I Congresso nacional de Alienação Parental 
27 e 28 de BRIL DE 2012





Dr. Zeno Veloso, Dra. Maria Berenice Dias, Sra. Mirian da ESA e Dra. Melissa Telles



Luiz Gerbase, Melissa Telles, Rodolfo Panplona e Jamille Dala Nora




Dra. Maria Berenice Dias Homenageada no I Congresso Nacional de Alienação Parental




Auditório Lotado no I Congresso de Alienação Parental 




___________________________________________________________________



CURSO DE EXTENSÃO EM PSICOLOGIA JURÍDICA NA FACCAT






Programa "Alô Pai e Mãe", da Rádio Fm Cultura, 107.7, com o tema Alienação Parental, que irá ao Ar no dia 23 de abril, às 9h, e será reprisado, qurta-feira, às 13h.


No programa, apresentado por Ineida Aliatti e Márcia do Canto, participaram o psicólogo Emerson Belo, a também Psicóloga, Dra. Vera Regina Ramires, Augusto Caminha, José Luiz Monteiro, e as Advogadas Melissa Telles e Jamille Dala Nora.

Tivemos a Alegria de conhecer as apresentadoras do programa, e conhecer mais de perto o trabalho realizado por elas. Vale a pena conhcer o BLOG ALÔ PAI E MÃE - que traz notícias sobre o programa de rádio para pais, avós, tias, irmãos, cuidadores, babás, professores... e todos aqueles que acreditam na educação como suporte para uma sociedade mais comprometida e feliz. Acreditamos, e portanto parabenizamos e indicamos http://alopaiemae.blogspot.com/. _____________________________________________________________________________

CONVITE - PARTICIPE
5. Taquara - RS – Faculdade FACCAT

Evento: Curso de Extensão “Psicologia Jurídica: Alienação parental”
Ministrantes: Vivian Lago, Psicóloga, Advogada (UFPel), Especialista em Psicologia Jurídica (ULBRA), Doutoranda (UFRGS). Sérgio Moura e Adv Melissa Telles Barufi (representantes da Associação Criança Feliz – Alienação Parental).
Público-alvo: Acadêmicos de Direito, Psicologia e demais interessados.

Datas: 11/06/2011 (Vivian) e 18/06/2011 (Sérgio e Melissa)
Horário: 8h30min às 12h e das 13h às 16h30min
Local: Campus da FACCAT.
Período de Inscrições: até 15/06.
Local de inscrições: Site da FACCAT.
Vagas: 50 vagas.

SÁBADO 11/06/2011 (Vivian)

I - Aspectos Jurídicos e psicológicos da disputa de guarda - Adv Psic. Vivian Lago.
1. Alienação Parental: Origens do termo; definição; critérios para diagnóstico; consequências para as vítimas.
2. Trechos do Documentário "A Morte Inventada": elucidação e discussão com os participantes do Curso.
3. Avaliação psicológica no contexto da Alienação Parental: falsas acusações de abuso sexual; conseqüências; documentos elaborados pelos psicólogos.

SÁBADO 18/06/2011 (Sérgio e Melissa)
II - ONG - Associação Brasileira Criança Feliz, Conflitos familiares, Alienação Parental, Mediação, vantagens da Guarda Compartilhada - Dra. Melissa e Sergio Moura
1. O que é a ABCF, suas finalidades e Projetos;
2. Guarda Compartilhada - vantagens em relação às outras;
3. Alienação Parental - causas, consequências ao alienador;
4. Mediação Familiar - As vantagens e o futuro.

III - Carga horária total – 16 horas (sábados manhã/tarde).
V – Recursos de Logística: Projetor Multimídia, Tv com DVD (para Documentário).
VI - Certificados – Fornecidos aos Ministrantes do Curso e demais participantes.
_____________________________________________________________________________

I CONGRESSO NACIONAL  DE DIREITO HOMOAFETIVO - RIO DE JANEIRO 23 à 25 de março de 2011
Advogadas e Representantes da Associação Brasileira Criança Feliz - Ana Gerbase e Melissa Telles integram a mesa que tratou da Alienação Parental no Congresso Nacional de direito Homoafetivo no Rio de Janeiro.
As advogadas entregam camiseta da Associação Brasileira Criança Feliz ao Dr. Gerardo Carnevale, Juiz de direito da 1ª Vara de Família da Comarca da Capital, que emocionou a platéia com sua palestra.



_______________________________________________________________________________

NÃO À ALIENAÇÃO PARENTAL -PALESTRA EM CAMAQUÃ -  15/12/2010

Notícias do evento na Págiana  do Representante de Camaquã no site da Associação Brasileira criança feliz: http://www.criancafeliz.org/



_________________________________________________________________________________


25/01/11 - O "I Ciclo de palestras - Alienação Parental" visita a Escola de Bombeiros da BM





___________________________________________________________________


PALESTRA EM TAQUARA - III SEMANECA - Semana de comemoração aos 20 anos do Conselho Tutelar em Taquara-RS


A Associação Gaúcha Criança Feliz, convida para o I Ciclo de Palestras sobre Alienação Parental que acontecerá na quarta-feira, 15 de dezembro, às 19h, no Auditório Zilda Maria Azambuja da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do Ciclo de Palestras é informar sobre a existência da Alienação Parental, o que é e seus efeitos nocivos à saúde das crianças e adolescentes, principalmente os filhos de pais separados. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Camaquã, do PPV – Programa de Prevenção à Violência, do CREAS – Centro de Referência Especializada em Assistência Social, do CAICA – Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente, do NAI – Núcleo de Atendimento Integral, do Conselho Tutelar de Camaquã e do Sindicato dos Psicólogos de Camaquã. As palestras ministradas no encontro serão: Alienação Parental: O que é, causas, conseqüências e a Lei 1231812010, pela Advogada Familista, Dra Melissa Telles Barufi e Alienação Parental – Sintomas e consequências psicológicas às vitimas, pelo Psicologo, Pedro Borges.

O evento é aberto para a comunidade em geral, entidades envolvidas com o cuidado e proteção de crianças e adolescentes, profissionais do direito, psicologia, serviço social, serviços de saúde e áreas afins. Mais informações pelo site www.criancafeliz.org ou pelo telefone 8210-0647.


__________________________________________________________________
O Curso de Direito da Universidade de Cruz Alta Realiza Palestra sobre União Estavél.

Curso de Direito realiza debate sobre "União Estável"

     O Curso de Direito da Universidade de Cruz Alta promoveu na noite desta terça-feira (22), no auditório do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, uma palestra abordando o tema “União Estável: Legislação e Costumes”. Acadêmicos do V Semestre do Curso apresentaram os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Grupo de Estudos, dentro das atividades extracurriculares exigidas na Graduação.

     Conforme o acadêmico Hermeto Walker, o projeto foi desenvolvido em duas partes, a primeira junto aos cartórios de registro civil e tabelionatos, que buscou saber quantas pessoas procuraram esses estabelecimentos para registrar uma União Estável, desde a sua instituição, pela Constituição Federal de 1988. 

     A segunda parte da pesquisa foi desenvolvida a Campo, no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade, onde foram aplicados questionários em 532 pessoas. Nessa etapa, os pesquisadores buscaram saber questões como o nível de conhecimento sobre o assunto, como ele é encarado e, dentre os que vivem em União Estável, quantos sabem quais são seus direitos. “Do universo pesquisado, 13% declararam que vivem em situação de União Estável e tem um relativo conhecimento, mas a grande maioria não sabe nada sobre o assunto. Então essa palestra cumpre um dos objetivos do nosso Grupo de Estudos que é esclarecer essas questões”, afirma Hermeto.

    Após a apresentação do trabalho, o Procurador da República, Fredi Everton Wagner e a Advogada, Especialista em Direito de Família, Melissa Telles, falaram sobre o tema.

Os palestrantes da noite Melissa Telles e Fredi Éverton 
 União estável é definida pela Constituição Federal como sendo a entidade familiar entre um homem e uma mulher. No mesmo sentido o Código Civil acrescenta à este conceito que a união seja duradoura, independente do prazo que o casal está junto, pública, contínua e com o objetivo de constituir família.

     Segundo Melissa, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto, principalmente em função das alterações colocadas pelo Código Civil. “Uma das dúvidas mais frequentes, por exemplo, é se viver ou não sob o mesmo teto configura União Estável. Não configura, os conviventes podem viver em casas separadas e mesmo assim estarem vivendo em União Estável”, destaca Melissa.

     Algumas mudanças trazidas pelo Código Civil também são questionadas: “até pouco tempo atrás, nós tínhamos relações de uniões de fato, em que as pessoas viviam o que se chamava de concubinato, quando a relação tinha algum impedimento, e não era reconhecida como União Estável. O Código Civil trouxe um avanço no que diz respeito à esse assunto e, ao mesmo tempo, trouxe alguns retrocessos que a gente questiona quando distinguiu em muito com a situação do cônjuge, seja no que diz respeito à herança, ou à administração de bens, decorrente de uma sucessão causa mortis”, complementa o Procurador da República, Fredi Everton Wagner.



http://www.unicruz.edu.br/imprimir.phpid=3601

_______________________________________________________________________________